BALANCIM ELÉTRICO: DICAS DE USO
Conheça dicas valiosas sobre o uso do balancim elétrico e ofereça toda a segurança necessária para os trabalhadores da sua obra.
Na hora de prestar serviços em obras civis ou industriais, todo cuidado é pouco e a atenção precisa ser redobrada. Graças à tecnologia, existem equipamentos que permitem realizar o trabalho em altura com total segurança e tranquilidade. Um dos equipamentos mais conhecidos é o balancim elétrico. Esse post vai dar dicas, sobre a sua utilização nas obras em geral. Afinal, o saber não ocupa espaço e é sempre bem-vindo. Continue a leitura até o final para aprender um pouco mais.
Balancim elétrico: segurança total para a sua obra
Bastante conhecido como andaime suspenso motorizado, o balancim elétrico é uma moderna e segura plataforma destinada ao trabalho em altura. Extremamente versátil, esse equipamento pode ser usado em serviços realizados em fachadas de edifícios, como pintura, reforma ou acabamento; limpeza de janelas de vidros e manutenções internas e externas em geral.
Ou seja, para praticamente todo trabalho realizado em altura, o balancim elétrico tem uma grande utilidade. O uso desse equipamento se traduz em uma maior produtividade de toda a equipe, principalmente em serviços que exigem uma maior agilidade. O seu funcionamento se dá através de ganchos elétricos e resistentes cabos de aço. Em média, o balancim elétrico suporta até 500 kg de peso.
Dicas de uso do balancim elétrico
Agora que você sabe sobre o balancim elétrico, conheça as nossas dicas de uso desse equipamento, para que sejam minimizados os riscos de acidentes:
CHEQUE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO BALANCIM ELÉTRICO
Antes de começar a usar o balancim elétrico, é recomendado checar se o equipamento está em plenas condições de trabalho. Afinal, toda a operação deve acontecer em segurança, certo? Dessa forma, verifique se os cabos de sustentação estão bem presos, se a fixação dos motores está firme, bem como todas as vigas e o funcionamento do sistema de freios. Precaução nunca é demais!
VERIFIQUE O CABO DE ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA COM ANTECEDÊNCIA
Com eletricidade não podemos brincar, já que o menor descuido pode causar acidentes fatais. Dessa maneira, antes de usar o balancim elétrico, é necessário verificar as condições do cabo de alimentação. Ele deve estar em perfeito estado de conservação, para que não haja nenhum curto-circuito ou falhas no funcionamento. Além disso, verifique se a voltagem do local é compatível com a do equipamento.
O EQUIPAMENTO DEVE ESTAR SEMPRE LIMPO ANTES DE OPERAR
Antes de usar o balancim elétrico, é sempre pertinente verificar se o mesmo está bem limpo e se todos os dispositivos do sistema não estão avariados. Os motores, cabeamento e a plataforma precisam sempre estar com a limpeza em dia, já que a sujeira em excesso pode danificar o equipamento e interromper o seu funcionamento inesperadamente. Uma boa dica é fazer uma boa limpeza após o término das atividades, para que o equipamento esteja apto para uso no dia seguinte.
JAMAIS EXCEDA A CAPACIDADE DE PESO DO EQUIPAMENTO
Essa dica é importantíssima. Você jamais deve exceder a capacidade máxima de carga do balancim elétrico, pois o excesso de peso pode causar quedas, muitas vezes, fatais. Se porventura o equipamento não informar o peso máximo permitido, procure se informar com o fabricante ou com a empresa locatária. O que não vale é colocar a vida dos funcionários da obra em risco, correto? Saiba mais sobre a NR 18.
ATENÇÃO QUANTO ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
Operar um balancim elétrico em condições climáticas adversas, como chuvas fortes com raios ou em dias de grandes ventanias, nunca é recomendado, pois isso pode ser extremamente perigoso. O ideal é não operar o equipamento em situações como essas, principalmente em áreas externas, já que podem acontecer acidentes. Afinal de contas, eletricidade e água nunca combinaram, por isso, é mais prudente esperar a situação ficar um pouco mais favorável para prosseguir com as atividades.
O BALANCIM DEVE ESTAR SEMPRE ISOLADO
O balancim elétrico, antes de ser usado, deve estar sempre isolado. Isso evita que pessoas não autorizadas tenham acesso a ele, o que pode causar acidentes ou danos no equipamento por mau uso. Sendo assim, depois da execução das atividades, deixe o equipamento em um local protegido, para que ninguém consiga fazer o uso indevido do mesmo. Somente profissionais capacitados e experientes é que devem usá-lo.
USO DE EPI´S É FUNDAMENTAL
Todos os funcionários de uma obra que vão operar o balancim elétrico, devem usar equipamentos de proteção individual (EPI`s). A NR 35 considera que o trabalho em altura é aquele realizado acima de 2 metros do chão, por isso, o uso de EPI é obrigatório. E isso inclui o uso de óculos, luvas, capacete com jugular, protetor auricular ou abafador de ruídos, botas e uma vestimenta adequada para que o trabalho em altura seja realizado de forma segura. Jamais deixe nenhum profissional operar o balancim elétrico sem usar EPI.
TREINAMENTO PARA OPERAR MÁQUINAS É ESSENCIAL
Por fim, para usar um balancim elétrico com segurança e eficiência, é obrigatório que a empresa prestadora de serviço ofereça um treinamento sobre como operar máquinas elétricas, para todos os seus profissionais. Mesmo que a equipe tenha experiência nesse tipo de trabalho, sempre existe algo que pode ser aprendido. Por isso, um treinamento completo é fundamental para que todas as tarefas sejam realizadas com o máximo de segurança.
CONCLUSÃO
Agora que você conheceu as nossas dicas de uso do balancim elétrico, para que acidentes de trabalho sejam evitados, que tal seguir todas elas e deixar os seus colaboradores trabalhando em altura com total segurança e tranquilidade? A sua empresa pode se tornar uma referência no assunto e ser disputada pelos melhores profissionais do mercado.
Central de atendimento: +55 (21) 2580-5503 / +55 (21) 96977-1234