BALANCIM ELÉTRICO: TUDO QUE PRECISA SABER
O balancim elétrico é um equipamento para trabalho em altura muito utilizado na construção civil. Quer saber tudo sobre esse equipamento? Leia aqui!
Balancim elétrico, ou andaime suspenso elétrico ou apenas Andaime tipo “ jaú “, é um equipamento largamente utilizado na área de construção civil. Porém, o balancim elétrico não se limita apenas a área de construção civil.
De fato, qualquer tipo de trabalho em altura pode utilizar este equipamento, desde reformas e construções a trabalhos de pinturas, acabamentos, limpezas e demais serviços em fachadas prediais, assim como no setor industrial, petrolífero e offshore.
Por se tratar de um equipamento para trabalho em altura, uma atividade que pressupõe risco, é preciso estar sempre atento e ciente das boas práticas de trabalho.
Além disso, é indispensável que seja adquirido ou locado com empresas responsáveis e que atendam as normas reguladoras vigentes.
Então, para saber sobre a forma mais segura de trabalhar com este equipamento e como locar com uma empresa confiável, leia este texto até o fim!
Sobre o uso de EPIs
Segurança sempre vêm em primeiro lugar, por isso vamos começar falando sobre o uso dos equipamentos de proteção individual corretos e de maneira adequada.
Como todo trabalho em altura, existem alguns equipamentos de proteção que são obrigatórios. Vamos a eles:
- Cinto de segurança
- Luvas de segurança
- Talabarte Y
- Talabarte simples
- Talabarte de posicionamento
- Capacete com jugular
- Botinas de segurança
- Trava quedas
Estes são os EPIs definidos na NR 35 como indispensáveis para trabalho em altura. Outros EPIs podem incluir ainda protetores auriculares, óculos de proteção, pontos de ancoragem e macacão, de acordo a natureza da atividade.
É preciso reforçar aqui que os EPIs são apenas uma parte de uma política de segurança no trabalho que deve contar também com treinamentos e conscientização dos colaboradores.
O que é balancim
Dito tudo isso sobre segurança, é hora de falarmos sobre o andaime suspenso elétrico, popularmente conhecido como balancim elétrico.
Esta é uma categoria de equipamentos que deve ser utilizada para trabalhos em altura, quando as condições não oferecem segurança para que o trabalho seja realizado pelo piso. Em geral, os andaimes suspensos possuem suporte provisório para permitir o trabalho vertical.
Essa é uma explicação bem direta sobre o que a NBR 6494/1990 dispões sobre o assunto.
Apesar da nomenclatura parecida, existe uma diferença entre o balancim (andaime suspenso) e o andaime. Sendo que o balancim é caracterizado por utilizar cabos de aço como meio de suporte.
Por fim, cabe citar que existem diversos tipos de andaimes suspensos. Sendo alguns deles:
- Balancim manual
- Cadeirinha ou balancim individual
- Plataforma Cremalheira
- Balancim elétrico, que falaremos neste texto.
Balancim elétrico
O balancim elétrico é um equipamento que pode reduzir em grande quantidade o tempo de trabalho em uma obra ou operações de manutenção de fachada predial. Isso diminui o valor final a ser pago em horas técnicas e pode ser um diferencial em trabalhos de empreito.
O funcionamento desse equipamento é relativamente simples: trata-se de uma plataforma que pode ter entre dois e oito metros de comprimento e com suporte de carga para até trezentos quilos (400 Kg).
Ele é facilmente operado em comandos para subir e descer, realizados por motores elétricos nas suas pontas.
Norma de segurança NR 18
A NR 18 é a norma de segurança do Ministério do Trabalho que dispõe sobre as especificações este equipamento deve atender para ser considerado seguro e utilizável.
Sobre os detalhes da NR 18, podemos citar:
- O balancim elétrico deve possuir tomadas e plugs blindados
- São obrigatórios o aterramento elétrico e o uso de dispositivo Diferencial Residual
- O motor deve possuir equipamento de emergência de acionamento automático em caso de queda de energia, capaz de manter o balancim elétrico suspenso e que permita a descida.
- É necessário a instalação de equipamentos que bloqueiem qualquer movimentação em inclinação menor que quinze graus.
- O balancim elétrico deve ser mantido desligado e seguro quando inoperante
Estes são os principais pontos a serem observados na NR 18 sobre balancim elétrico. Porém, cabe ressaltar que norma é muito mais abrangente. De fato, para repassar toda a norma gastaríamos muitas páginas.
Mas não se preocupe, a NR 18 será descrita detalhadamente no manual do balancim elétrico, assim como o checklist de segurança a ser preenchido.
Manutenção em balancim elétrico
Para a garantia de segurança dos operadores, não basta apenas seguir as normas vigentes, utilizar EPIs e ministrar treinamentos. Todos esses são passos indispensáveis, sim. Mas existe um quarto ponto de atenção que nunca deve ser negligenciado: a manutenção.
Um equipamento em más condições pode oferecer tanto risco quanto trabalhar sem utilizar os EPIs corretos. Para garantir uma manutenção segura, observe algumas das orientações a seguir.
- Verificação e teste do equipamento completo durante o período de trabalho.
- Não deve ser utilizado na ausência da etiqueta de aprovação.
- Enviar qualquer parte defeituosa para manutenção, sem tentar improvisar reparos temporários. Popularmente chamados de “gambiarra”.
- Proteger o controle elétrico da água e manter as conexões elétricas em bom estado.
- Sempre utilizar as capas de proteção para impedir que intempéries ou produtos causem mau funcionamento
- Revisão dos Block Stop (guinchos e travas) ao menos uma vez ao ano em locais autorizados.
Vale ainda citar aqui uma lista de verificações que devem ser feitas diariamente. Em caso de qualquer irregularidade, o uso deve ser suspenso temporariamente.
- Verificar a saúde dos cabos de suspensão e dispositivos de sustentação
- Teste de funcionamento do Block Stop
- Drenagem da caixa de cabos
Por fim, existem alguns problemas comuns que podem acontecer. Neste caso, basta conhecer a causa e corrigir. Um exemplo é quando o guincho não se movimenta (sobe ou desce). Neste caso é possível que o Block Stop esteja engatado e será preciso apenas desengatá-lo.
Outro problema comum é o motor inoperante. As possíveis causas e soluções são:
- Pino de segurança pode estar rompido, o guincho pode estar com alavanca solta ou os cabos de aço podem estar enroscados no interior. Nestes casos é preciso comunicar a sua locadora.
- Pode haver um excesso de carga. A solução é simples: reduza a carga.
Locação confiável
Quando for locar balancim elétrico, é indispensável que estas recomendações sejam seguidas à risca.
Na Aero Andaimes, todos os equipamentos estão de acordo as normas reguladoras mais atualizadas do mercado. Para que você possa realizar o aluguel de balancim elétrico sem medo.
Central de atendimento: +55 (21) 2580-5503 / +55 (21) 96977-1234
comercial@aeroandaimes.com.br